segunda-feira, 6 de junho de 2011

Talento é o que não faltou...

O projeto 'Bossa & Jazz Convida' dá prosseguimento  a proposta de promover o intercâmbio entre músicos locais e regionais. Uma realização da produtora cultural Juçara Figueiredo, apresentou Ricardo Silveira, carioca de carreira internacional que dividiu o palco com o potiguar Eduardo Taufic, e a cantora Liz Rosa nesta última sexta(3).
Apesar da chuva... público e talento é o que não faltou



O show continua...



Ricardo Silveira nascido no Rio de Janeiro, cresceu ouvindo bossa nova, samba e marchas de carnaval. Suas primeiras influências foram os violonistas Baden Powell e Joao Gilberto. Se interessou por Jimi Hendrix e mais tarde foi influenciado por Wes Montgomery e George Benson.

Gravou vários álbuns com os mais respeitados artistas, excursionou comElis Regina,Hermeto Pascoal, Gilberto Gil e Milton Nascimento. Ele co-escreveu e fez o arranjo da música, "Portal da Cor", feita com Milton.

"Eu toco dentro do ponto-de-vista de um músico brasileiro. Há elementos de funk e jazz, mas não gosto de dizer que toco fusion*. Eu sou um músico que gosta de diferentes formas de música, e me sinto bem explorando esses diferentes mundos musicais" diz Ricardo.

 
 

Ricardo ministra workshop de guitarra na livraria Siciliano


* Compreendendo o Jazz...
 
O jazz surgiu no período entre 1890 e 1910 em Nova Orleans. Segundo a lenda a palavra jazz vem de jasm, uma redução de orgasm (orgasmo). Hà quem diga que faz todo o sentido, pois o jazz seria como um orgasmo da alma, mistura influencias tanto dos brancos quanto de pretos, blues e ragtime(ritmo que lembra marchas), não é a toa que o ritmo tomou tanto o espírito de liberdade. As raízes remontam à música dos negros dos Estados Unidos desde as épocas de escravatura que datam pouco antes de 1850. As maiores influências do jazz são o blues, derivados das "canções de trabalho" dos negros (dos quais o jazz herdou principalmente o caráter espontâneo e de improviso) e o ragtime, música escrita, harmonicamente mais elaborada, uma "música clássica popular". Falcon Durante a década de 1930, quando o jazz foi música popular, nasceu o estilo que ficou conhecido como swing.
Na década de 1940 nasce o bebop e depois o hard bebop. Esses gêneros, mais acentuadamente o segundo, são de pouco agrado aos ouvidos populares. Em contrapartida surge, então, o cool jazz com uma proposta mais intelectualizada e apreciada por uma gama maior de ouvintes.
Depois do domínio do cool e do hard bebop, surge o free jazz na década de 1960 com elementos de composição atonuais e arrítmicas e muita improvisação, foi uma fase bastante experimentalista do estilo.
Depois da fusão do rock, do funk e outros estilos, com o jazz, chamada jazz fusion ou simplesmente fusion, atualmente compõe-se de elementos eletrônicos caracterizando esse flacon estilo nos nossos dias. Os samplers e sequenciadores são utilizados na mistura do drum'n'bass e do techno.

Fonte: Wikipedia - http://www.wikipedia.com/

Talento Potiguar...
Nosso grande músico Eduardo Taufic

Ricardo Silveira e Liz Rosa



O evento está se consolidando como uma alternativa de atração para público de todas as idades.


Clima de descontração entre casais e demais "curtidores" de uma boa música.


Produtora cultural Juçara Figueiredo em mais uma missão cumprida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário