sábado, 25 de junho de 2011

FESTA JUNINA, MONTE ALEGRE, FOGUEIRA, PAU-DE-SEBO, PROCISSÃO E...TRADIÇÃO.

Cidade de Monte Alegre em pleno mês de junho, período em que acontecem as festas mais populares do Brasil, as festas juninas.


Na minha infância tinha fogueira de verdade, com muita lenha, canjica, milho assado e pamonha. O fogo sempre exerceu fascínio sobre o homem, especialmente sobre as crianças. Os tempos mudaram, muitos costumes foram abandonados, outros surgiram. A chama da fogueira, porém, continua bem viva na minha lembrança.


 Concentração na principal praça de Monte Alegre para festejar S.João e  a tradicional subida ao pau-de-sebo.
  


O Pau-de-sebo constitui-se numa das atrações das festas juninas. Trata-se de um mastro fincado no solo com altura de mais de sete metros todo ensebado, a fim de que fique bem escorregadio, na ponta do qual se coloca amarrado um prêmio, geralmente dinheiro. O vencedor é quem consegue chegar ao topo sem cair, ou seja, sem escorregar até o solo. Como a tarefa é difícil, admitem-se várias tentativas...


Segundo Câmara Cascudo, há uma frase feita, portanto de cunho popular, que usa o pau de sebo como metáfora: A vida é um pau de sebo com uma nota falsa na ponta.


Procissão em homenagem  a S. João na cidade de Laranjeiras de Abdias, localidade próxima a Monte Alegre.



Principal praça de Monte Alegre, ocupada literalmente pelo povo.  Uma festança tranquila, com muitas atrações, um clima prá lá de convidativo.









Nenhum comentário:

Postar um comentário