sábado, 30 de julho de 2011

NATAL - TEMPOS E LUGARES - IGREJA DOS PRETOS




A Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, localizada na Cidade Alta estará aberta de segunda a sexta das 15 as 17 horas. Foi  construída e iniciada pelos negros escravos do RN em 2 de julho de 1714,  uma das mais bonitas  de nossa cidade,  e com muita história. Tanto tempo fechada e ontem... dia 28 de julho, me deparei com tamanha beleza.. Aberta ao público e com uma pessoa  gentilíssima atendendo e explicando detalhes da história da igreja, com muita fé e um sorriso no rosto. Simples, preferiu não falar o nome   disse apenas:  "estou servindo a Deus... estou muito contente de reabrir essa igreja... dentro dela.. existe uma espécie de gruta, e reina uma paz silenciosa." 





Nela se celebra atualmente a missa segundo a forma extraordinária do rito católico romano, o "Motu Proprio" Summorum Pontificum do Papa Bento XVI.(missa em latim).







 
Na torre da igreja  se vê todo o rio Potengi e parte da cidade de Natal... que cresce  com seus prédios e construções... ameaçando engolfar as construções antigas e com isso o belo tende a desaparecer.. Façam uma visita, a beleza e o simples podem estar diante dos seus olhos... antes que ...... outros afazeres lhe tirem o prazer de ver o belo, de graça. Aproveite e peça uma graça... acredite.. pode funcionar, como diz um poeta já falecido - "o essencial é invisível aos olhos".
                       Evaldo Gomes




Nenhum comentário:

Postar um comentário