domingo, 13 de novembro de 2011

ATELIER DE JOTÓ:UM DOS GRANDES CONHECEDORES DE ARTE NAIF DESSE PAIS, TRABALHA NUM ATELIER NO CENTRO DA CIDADE, COM SIMPLICIDADE E DEDICAÇÃO, FAZ A MOLDURA DOS QUADROS DA GRANDE MAIORIA DOS ARTISTAS DO RN.


Ângelo Desmoulins Tavares, ou simplesmente Jotó, apelido herdado na infância, em Pernambuco, nasceu  no Recife, onde passou dos tempos de meninice até a adolescência. Aos 15 anos veio pela primeira vez a Natal, para residir com uma tia adotiva, sendo nesta época estudante do Atheneu Norte-Riograndense.

 Voltou ao Recife e só retornou a Natal aos 23 anos, indo morar no bairro de Santos Reis e, posteriormente, na Cidade Alta. A Arte surgiu por acaso em sua vida. Recuperando móveis o marceneiro de fim de semana iniciou suas primeiras molduras. A intimidade com a madeira é, portanto, anterior aos pincéis e tintas. Não lembra ao certo quando entalhou a primeira moldura, resolveu que faria uma pintura para compor a obra. Nasceu daí sua marca registrada como artista: a pintura é ressaltada por uma moldura criada pelo próprio autor.



 Peixes, casarios, barcos, palmatórias, cactos, figuras de anjos estilizados e representações do Cristo crucificado transformaram-se em elementos  que se multiplicam em diferentes composições e que nunca se repetem. O uso da cor também é econômico, as primárias, o preto e o branco e ocasionalmente alguma secundária, sobretudo o verde, constituem sua paleta. As cores são aplicadas puras, chapadas dentro de formas definidas por uma linha exata que se opõe a um fundo em que predomina um pontilhado policromático e minucioso, eco do divisionismo francês, herança do século XIX.

As molduras entalhadas em cedro e adornadas com encaixes coloridos compostos por palitos de churrasco tinturados, harmonizam-se com o trabalho pictórico, personalizando a sua obra como uma digital. Raras vezes o autor assina suas criações, não é prioridade.
Jotó participou da 1a Mostra Coletiva de Arte Naif no Solar Bela Vista, Natal, RN, em 2002. Exemplares de sua obra podem ser encontrados em várias coleções particulares da cidade.

 adaptado de Nilton Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário