sábado, 22 de outubro de 2011

O NOVO VEM BEM? OU O MEDO DO NOVO E A RENOVAÇÃO POSSÍVEL?

 EXTRAVAGANTE (SINÔNIMO: ESTRANHO, DIFERENTE)  

Desejaria escrever algo sobre o Arena das Dunas em que falasse bem sobre minha cidade Natal, mas confesso que ao passar em frente, não resisti e fui  fotografar aquela destruição, ferro retorcido, poeira.. Pensei melhor será que o novo vem bem?
  
 Repensei no quanto nos custou tudo isso, quanto dinheiro, desapropriação, construções, engenheiros, mestres de obra, pedreiros... o espaço que antes serviu para grandes show, espetáculos, pessoas importantes se apresentaram ali, vizinho foi construído um Papodrómo onde o Papa João Paulo celebrou missa..enfim.

Porque tem que ser destruído, será que não existiria outra solução?? Que não tivesse que indenizar e vender  tantos imóveis antigos e que contam tanta História... tanta modificação seria como a música de Chico, tijolo por tijolo num desenho lógico... por esse chão pra comer, a certidão prá nascer e a concessão prá sumir. Tanto dinheiro gasto numa obra... Poucos dias de alegria, de algumas partidas de futebol, e depois?

Inventariando tudo o que já aconteceu - Eu mesmo me respondo: 

Esse  efeito conservador me faz pensar que "em vez de me aventurar à frente para explorar e pesquisar territórios desconhecidos",  fico a lutar na retaguarda, tentando enquadrar  ao invés de elaborar. O que me remete ao mito de Crono, que engolia seus filhos para não ser questionado e confrontado.  

E principalmente eu,  que vivo da arte da fotografia é que não posso me furtar  de ampliar meu olhar  do conhecimento de mim mesmo, do outro e do mundo, lançando novos olhares sobre velhas questões... porque isso  na verdade me fala do que mais se  teme: a perda de controle.

E a idéia que mais me acalenta é a expressa na mitologia do deus Dioniso quando me diz com simplicidade: "Deixar rolar". Não apenas seguir a maré, flutuar sem bússola ou porto, mas fluir com os movimentos da vida.(...a vida num vem em ondas como o mar, como diria Lulu Santos?)

Entendi que é possível exercer controle mas de um modo dionisíaco, não se separando da inexplicável força "potencializadora" que gera toda a organização.


"Uma das preocupações questionadas pela governadora ao secretário da copa foi com os transtornos do trânsito no entorno do complexo. "Fui informada de que como os restos do Machadão serão reaproveitados, o transtorno com entra-e-sai de veículos aqui será mínimo. Apenas lixo sairá do canteiro de obras", destacou Rosalba.

Vagas abertas
Como toda obra grandiosa, a Arena das Dunas também vai requerer funcionários para atuar em sua construção. A OAS já receber cerca de 2 mil currículos e solicita ainda mais para fazer seleções. "Quem quiser pode entregá-lo na portaria, que fica do lado do kartódromo. Estamos recebendo currículos de pedreiros, carpinteiros, armadores, serventes, encarregados, trabalhadores da construção civil e engenheiros", anunciou Charles Maia, diretor da empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário