Tiago Santana:
Com relação ao fotojornalismo brasileiro, para Tiago Santana," nós vivemos num momento em que o quê menos importa é o conteúdo. Hoje em dia as pessoas fazem tudo por telefone, às vezes nem mandam o fotógrafo, pegam na internet. Ou seja, essa preocupação com a elaboração da imagem tem sido meio que descartada, deixada de lado”. Uma saída encontrada por Santana para fazer esse caminho inverso, isto é, dedicar-se meses a um mesmo projeto, é através da publicação de seus livros. “Eu acho que esse livro do Graciliano ( O Chão de Graciliano ) resgata um pouco essas grandes reportagens. É uma coisa que você se dedica, que você mergulha no tema, volta várias vezes. O Audálio chama de ‘arte-reportagem'. Eu nem fico falando se é fotografia, se é arte ou não, porque essa não é a questão. Mas isso é uma coisa a se pensar."
A partir deste encontro haverá uma reunião com fotógrafos e a classe produtora cultural do Estado em busca de um debate sobre o potencial da fotografia no Rio Grande do Norte, com a finalidade de incluir o Estado de forma permanente num crescente circuito de discussões, que tem como foco a difusão da fotografia e o vídeo como linguagens da modernidade e contemporaneidade. Estará em pauta, a questão do ensino, da criação de biblioteca especializada, do incentivo à pesquisa de acervos históricos e contemporâneos, da expansão do circuito expositivo e do mapeamento da produção local, entre outras questões.
O evento é gratuito e conta com apoio da Fundação José Augusto, do Restaurante Mina d’água, do Hotel Porto do Mar e da Pizzaria Mama Itália.
O que: Na trilha da Imagem [Ângela Magalhães, Marcelo Buainain e Tiago Santana]
Onde: Teatro de Cultura Popular, rua Jundiaí, 641, Tirol [ao lado da Fundação José Augusto]
Quando: 27 de janeiro [sexta feira], às 19hVer mais
Oi Evaldo.Fico muito satisfeito de ver um trabalho de Tiago Santana(cearense do Crato)sendo divulgado aqui no seu blog. Estarei lá.
ResponderExcluirValeu... O mérito não e meu.. gostei muito dessa matéria, aqui em Natal acontece muito pouco, as notícias são sempre de Política... por sinal de pessimo humor kkk bom para eles e ruim para a cultura. bjsss
ResponderExcluir